Um dos
principais setores produtivos brasileiros terá uma prévia de como será o
mercado no próximo ano. É nisso que confiam os expositores da Feira da Moda de Gramado 2015. O
evento será realizado de 20 a 22 de janeiro de 2015, nos pavilhões do Serra
Park, em Gramado/RS. Grandes indústrias brasileiras e grupos atacadistas já
confirmaram presença, atraindo lojistas dos principais centros do país.
Serão 370 expositores. Entre eles, estão nomes como Giovanna Bianco, Questão de Estilo, Mooncity, Bilu New, Crocker Jeans, Dixie, Giorgio Bianco, Gangster, Victor Marcel, Mosaico, Blue Bay, e Canatiba
De acordo
com um estudo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará, em 2011 o
setor têxtil obteve R$ 46,7 bilhões em receitas de vendas. A maior parte deste
faturamento, cerca de 70%, foi registrada nos estados de São Paulo, Paraná,
Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A maioria dos expositores e lojistas que
estarão em Gramado são justamente dessas regiões. Isso mostra a
representatividade que a feira alcançou junto ao mercado, sendo um indicativo
do volume de vendas possível de ser projetado quando se tem os maiores
vendedores e os maiores compradores reunidos em um mesmo local”, afirma Cláudio
Goerl, ( foto) Diretor da Cia das Feiras, promotora da Feira da Moda de Gramado 2015.
Segundo
Victor Wu, Diretor da Lofty International Group, uma das principais atacadistas
de vestuários e acessórios do Brasil, a Feira de Moda de Gramado representa de
15 a 20% das vendas da empresa da coleção de outono e inverno. O objetivo da
empresa – que atua com marcas como Queens e Blue Jasmine - nesta edição é
manter o nível das edições anteriores. “O mercado esteve ruim em 2014, por isso
é difícil fazer projeções para o próximo ano. Estamos apostando na feira como
uma sinalização de como será o mercado em 2015”, destaca o diretor.
Ernesto
Wachsmann, Diretor da Blue Bay, outra grande atacadista de confecção do Brasil,
projeta vender 50% da coleção de inverno de sua empresa somente nos três dias
da Feira da Moda de Gramado,
confirmando os bons negócios das edições anteriores. “Estarei participando pela
16ª vez, e tenho certeza de que teremos boas vendas, porque essa é a data
certa. Nesse período, o lojista vai à feira e compra, e preparamos sempre uma
coleção diferenciada para que ele não apenas compre na feira, mas compre os
produtos da Blue Bay”, ressalta o Diretor.
O Brasil está entre os 15 países
que representam 81,2% da produção mundial de vestuário e é o quinto país de
maior consumo aparente. “Com um mercado interno forte, apesar de algumas
incertezas recentes, a Feira da Moda de
Gramado se torna um momento decisivo para que fabricantes e atacadistas
garantam sua produtividade”, salienta o Diretor da Cia. das Feiras.
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