A Natura,
líder do setor de cosméticos, e uma das precursoras na indústria da perfumaria nacional, fez um brunch em SP, para anunciar que está trazendo, para o consumidor, os primeiros frascos com vidro reciclado pós-consumo do mercado brasileiro. São as primeiras embalagens para a perfumaria feitas com vidro reciclado pós-consumo. A empresa é pioneira no Brasil ao usar o material em uma das formas mais nobres do vidro: o frasco de uma fragrância.
Segundo Denise Coutinho,
diretora de perfumaria, “colocamos em prática pensamentos sustentáveis que
buscam gerar impactos sociais, ambientais e econômicos positivos, entregando
valor para toda a nossa rede de relações. Aliar de forma prática nossa visão de
sustentabilidade ao negócio é um desafio que nos motiva diariamente”.
Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produto da Natura. |
Os primeiros frascos
contêm em média 20% de sua massa constituída por vidro reciclado pósconsumo. Natura
Humor, Kaiak clássico, Essencial masculino clássico e Natura Ekos Frescor foram
as primeiras marcas escolhidas para serem comercializados com as embalagens
mais sustentáveis.
A expectativa
é que ao longo dos próximos anos o material vá sendo introduzido em outras
submarcas.Os benefícios ambientais
dessa substituição são expressivos. A incorporação de vidro reciclado nas embalagens
dos perfumes reduz a emissão de CO2 em 357 tCO2/ano, o equivalente à situação hipotética
de um carro de passeio à gasolina dar 65 voltas na terra (deslocamento por
volta de 2,6 milhões de km).
Além disso, na primeira
etapa desta iniciativa foram utilizadas proximadamente 472toneladas de vidro
reciclado, o que evita o descarte de material equivalente a 1,368 milhão de
garrafas de 600ml (com peso de 0,345 kg cada).
“Ousamos fazer diferente.
Lançamos o primeiro refil de cosmética em 1983. Em 2007, demos início a substituição
do álcool usado em nossos produtos pelo álcool orgânico. Atualmente, 100% das fragrâncias
usam esta matéria-prima. Em 2009, começamos a usar o plástico verde, feito a
partir de cana de açúcar e, em 2014, lançamos o primeiro refil de perfumaria
com embalagem pet 100% reciclado”, afirmou Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento
de produto da Natura.
Até 2020, um dos
desafios da empresa ,é utilizar, no mínimo, 10% de material reciclado pós-consumo na massa
total das embalagens Natura no Brasil. Apenas com a introdução do vidro reciclado
pós-consumo nos frascos das suas principias linhas de perfume, nesse primeiro
momento, o número atingido pela empresa mais que dobra passando de 1,2% para
2,6%. A companhia deu início às pesquisas para o uso de vidro reciclado nos
frascos da perfumaria em 2006.
Após diversos estudos e
análises, conseguiu chegar a uma solução que fosse efetiva e preservasse o acabamento
final de alta qualidade das embalagens, item de relevada importância para a
categoria uma vez que interfere diretamente na decisão de compra.
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