quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Perfumaria Natura ainda mais sustentável com vidro reciclado pós-consumo


 
 

A Natura, líder do setor de cosméticos,  e uma das precursoras na indústria da perfumaria nacional, fez um  brunch em SP, para anunciar que  está trazendo, para o consumidor,  os primeiros frascos com vidro reciclado pós-consumo do mercado brasileiro. São as primeiras embalagens para a perfumaria feitas com vidro reciclado pós-consumo. A empresa é pioneira no Brasil ao usar o material  em uma das formas mais nobres do vidro: o frasco de uma fragrância.


Segundo Denise Coutinho, diretora de perfumaria, “colocamos em prática pensamentos sustentáveis que buscam gerar impactos sociais, ambientais e econômicos positivos, entregando valor para toda a nossa rede de relações. Aliar de forma prática nossa visão de sustentabilidade ao negócio é um desafio que nos motiva diariamente”.


 

Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produto da Natura.
 
 
 
Os primeiros frascos contêm em média 20% de sua massa constituída por vidro reciclado pósconsumo. Natura Humor, Kaiak clássico, Essencial masculino clássico e Natura Ekos Frescor foram as primeiras marcas escolhidas para serem comercializados com as embalagens mais sustentáveis.

  A expectativa é que ao longo dos próximos anos o material vá sendo introduzido em outras submarcas.Os benefícios ambientais dessa substituição são expressivos. A incorporação de vidro reciclado nas embalagens dos perfumes reduz a emissão de CO2 em 357 tCO2/ano, o equivalente à situação hipotética de um carro de passeio à gasolina dar 65 voltas na terra (deslocamento por volta de 2,6 milhões de km).

 

Além disso, na primeira etapa desta iniciativa foram utilizadas proximadamente 472toneladas de vidro reciclado, o que evita o descarte de material equivalente a 1,368 milhão de garrafas de 600ml (com peso de 0,345 kg cada).

“Ousamos fazer diferente. Lançamos o primeiro refil de cosmética em 1983. Em 2007, demos início a substituição do álcool usado em nossos produtos pelo álcool orgânico. Atualmente, 100% das fragrâncias usam esta matéria-prima. Em 2009, começamos a usar o plástico verde, feito a partir de cana de açúcar e, em 2014, lançamos o primeiro refil de perfumaria com embalagem pet 100% reciclado”, afirmou  Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produto da Natura.

 
 

Até 2020, um dos desafios  da empresa ,é utilizar, no mínimo, 10% de material reciclado pós-consumo na massa total das embalagens Natura no Brasil. Apenas com a introdução do vidro reciclado pós-consumo nos frascos das suas principias linhas de perfume, nesse primeiro momento, o número atingido pela empresa mais que dobra passando de 1,2% para 2,6%. A companhia deu início às pesquisas para o uso de vidro reciclado nos frascos da perfumaria em 2006.
 
Após diversos estudos e análises, conseguiu chegar a uma solução que fosse efetiva e preservasse o acabamento final de alta qualidade das embalagens, item de relevada importância para a categoria uma vez que interfere diretamente na decisão de compra.
 
 

 
 

 



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