Pelo
segundo ano consecutivo, o Autódromo de Interlagos receberá o Lollapalooza
Brasil, festival que está na quarta edição e acontece nos dias 28 e 29 de março
com dezenas de atrações da cena nacional e internacional da música, como Jack
White, Robert Plant, Pharrell Williams, The Smashing Pumpkins e Calvin
Harris.
Segundo
levantamento realizada no evento de 2013 pelo Observatório de Turismo e Eventos
da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da empresa municipal São
Paulo Turismo (SPTuris), a movimentação do festival musical no setor de turismo
da capital é estimada em quase R$
60 milhões.
Vários
hostels - meio de hospedagem mais barato, que privilegia a convivência e muito
procurado por jovens - já estão com reservas esgotadas por conta do
Lollapalooza, como é o caso do Café Hostel, Che Lagarto e Que Tal Hostel. A
taxa de ocupação média dos hostels pesquisados para este final de semana é de
95,5% e os locais acabam movimentando também a cadeia produtiva do entorno,
como bares, restaurantes e baladas. "Um evento como esse, além de trazer
reconhecimento e divulgação da cidade para vários países, traz muitos
visitantes, agitando também toda essa economia do turismo", diz o
secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson
Poit. "Além disso, o festival valoriza nosso Autódromo de Interlagos,
templo do automobilismo e que também pode abrigar outros eventos. Na última
edição exigimos que fosse tudo conservado e poucos dias após o festival o
autódromo nos foi entregue totalmente limpo e sem quaisquer prejuízos",
completou.
Na
edição de 2015 do Lollapalooza, será feita uma nova pesquisa, que terá 1,2 mil
questionários aplicados nos dois dias e uma novidade: como o público é
majoritariamente formado por jovens, será traçado também o perfil da vida
noturna da cidade apreciada por eles, como as baladas e bares frequentados após
o festival ou durante o período de permanência dos visitantes.
Confira
alguns destaques da última pesquisa:
Origem
do público:
-
35,7% eram da cidade de São Paulo
- 6,3% eram da Região Metropolitana de São Paulo
- 58% turistas, de outras cidades brasileiras
- 6,3% eram da Região Metropolitana de São Paulo
- 58% turistas, de outras cidades brasileiras
Perfil
dos turistas (sem considerar RMSP):
-
total de quase 97 mil de visitantes
- 37% ficou hospedado em hotel ou flat
- 32,1% dormiu na casa de amigos ou parentes
- 26,1% foi e voltou
- Gasto médio de R$ 600 e 2,3 dias de permanência média
- 37% ficou hospedado em hotel ou flat
- 32,1% dormiu na casa de amigos ou parentes
- 26,1% foi e voltou
- Gasto médio de R$ 600 e 2,3 dias de permanência média
Hotelaria:
-
80 dos 132 hotéis consultados em regiões próximas ao Autódromo de Interlagos
registraram aumento na ocupação por conta do evento
0 comentários:
Postar um comentário