A Ford apresentou um novo
experimento do seu plano global de mobilidade, o Ford Smart Mobility, para
estudar como as bicicletas elétricas podem funcionar junto com os carros e o
transporte público para tornar os deslocamentos nos centros urbanos mais fáceis
e rápidos.
O experimento chamado
"Hands on Mobility" foi mostrado no Congresso Mundial da Mobilidade,
em Barcelona, como parte do plano da empresa de inovação focada em
conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e
"big data" para ajudar a transformar o modo como o mundo se move. O
projeto é o mais novo de uma série de experiências para testar ideias de
transporte envolvendo modelos mais flexíveis e colaboração social.
"Mudar o modo como
pensamos, colaboramos e nos comportamos é essencial para garantir a liberdade
de movimento das pessoas e das economias", disse Barb Samardzich, chefe de
operações da Ford Europa. "O plano Ford Smart Mobility faz parte do nosso
compromisso com a inovação e é voltado para o desenvolvimento de sistemas de
transporte inteligentes que tirem a preocupação e a ansiedade da viagem,
melhorando a qualidade de vida nas cidades congestionadas."
Os problemas de trânsito
e viagens longas têm um impacto econômico e social significativo nas grandes
cidades. Segundo a Comissão Europeia, os congestionamentos na União Europeia
custam cerca de 100 bilhões de euros por ano. Um estudo feito pelo Instituto
Nacional de Estatística do Reino Unido mostra que cada minuto a mais numa
viagem afeta a ansiedade, felicidade e bem-estar das pessoas.
A experiência
"Handle on Mobility" amplia as opções de soluções de transporte para
uma viagem de conexão mais eficiente, segura e saudável, em trajetos com menos
ansiedade e stress. Como ponto de partida para o experimento, Ford desafiou
seus empregados em todo o mundo a apresentar projetos de bicicletas elétricas,
as e-bikes. Os protótipos "MoDe:Me" e "MoDe:Pro"
apresentados em Barcelona estão entre os melhores de mais de 100 modelos
apresentados.
Ambas e-bikes são
equipadas com um motor de 200 watts e bateria de 9 Ah que permitem velocidades
de até 25 km/h. Elas usam tecnologia inspirada na indústria automotiva, como,
por exemplo, sensor traseiro de ultrassom. Ele alerta o ciclista quando um
veículo vai ultrapassar, gerando uma vibração nas manoplas, e também alerta os
motoristas da presença da e-bike acendendo uma luz.
As bicicletas se dobram
facilmente para entrar nos carros da Ford e atendem às necessidades dos
diferentes usuários:
- E-bike MoDe:Me - produzida com
a ajuda da fabricante de bicicletas Dahon, é para os viajantes urbanos
poderem se manter em movimento no trânsito congestionado. Ela se dobra e é
guardada facilmente, permitindo ao passageiro estacionar nos arredores,
levar a e-bike no transporte público até o centro e, em seguida, rodar
nela até o seu destino.
- E-bike MoDe:Pro - construída
por uma equipe da Ford, é para uso comercial urbano, como correios,
eletricistas e entrega de produtos e serviços. É projetada para se encaixar
com segurança em veículos comerciais, como a Transit Connect, que pode
atuar como veículo de transporte e apoio, e também ser combinada com mais
de uma e-bike.
Os dois protótipos
trabalham com um aplicativo chamado MoDe:Link, compatível com o iPhone 6, que
fornece informações em tempo real de:
- Navegação - vibrações na
manopla avisam o ciclista quando virar. Os piscas são acionados
automaticamente. O aplicativo pode identificar caminhos melhores para
bicicletas, riscos, alertas e será capaz de se comunicar com outros
veículos.
- Navegação multimodal e rota
inteligente - integra o plano de viagem com as redes de transporte público
e veículo pessoal, incluindo filtros por custo, tempo e uso da bicicleta.
O mapa inclui condições do tempo, custos de estacionamento e estações de
carregamento.
- Velocidade e conforto - o nível
de assistência do pedal elétrico pode ser ajustado com base na frequência
cardíaca. O modo "Sem Suor" reduz a exigência de pedalar e
permite ao ciclista chegar tranquilo ao seu destino.
- Compatibilidade com o sistema
SYNC - enquanto a e-bike é guardada e recarregada no veículo, o sistema de
conectividade SYNC mostra o aplicativo na tela do painel.
Depois de o usuário
informar o destino, o aplicativo MoDe:Link mostra uma lista dos possíveis
trajetos e, em seguida, dá instruções passo a passo de navegação. Isso pode
incluir pedalar até uma estação de trem, levar a e-bike no trem e em seguida
pedalar até o destino final. O app também atualiza a rota se as circunstâncias
mudarem. Se um serviço de trem for cancelado, por exemplo, ele pode recomendar
a viagem por carro.
"Há muitas maneiras
de rodar na cidade, mas o que é realmente necessário é uma maneira de conectar
e juntar todas essas opções de transporte", disse Ken Washington,
vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. "Ser capaz de
se mover facilmente entre carros, ônibus, trens e e-bikes e reagir a mudanças
no trânsito pode fazer uma grande diferença, tanto para os passageiros como
para quem fornece produtos, serviços e cuidados de saúde."
A empresa automobilística também está
apresentando no Congresso da Mobilidade em Barcelona, pela primeira vez na
Europa, o experimento Info Cicle, uma pesquisa de código aberto para reunir
informações sobre como as bicicletas são usadas em diferentes áreas urbanas. O
projeto foi criado para melhorar a compreensão do ecossistema de ciclismo,
melhorar a segurança dos ciclistas, o mapeamento, o planejamento inteligente de
viagem e uso de serviços comunitários. Uma caixa de sensores fixada na
bicicleta registra dados como velocidade da roda, aceleração, clima e altitude.
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