Com perspectivas de
incerteza econômica e retração da demanda no setor aéreo em 2015, a TAM Linhas
Aéreas melhorou a taxa de ocupação dos voos domésticos e internacionais no
último mês de fevereiro.
“Lidamos com um cenário
bastante desafiador com relação à demanda e, por isso, temos sido conservadores
na nossa estratégia de oferta de assentos ao longo dos últimos seis
meses", afirma Francisco Recabarren, vice-presidente de Negócios Brasil da
TAM Linhas Aéreas. "Temos melhorado a conectividade dos voos para oferecer
um produto atrativo ao passageiro e gerar eficiência operacional e
rentabilidade, que são importantes para tornar a nossa atividade sustentável no
longo prazo".
Nos próximos meses, a TAM
seguirá com flexibilidade e disciplina de capacidade, buscando eficiência
operacional e planejamento estratégico da malha aérea para assegurar a
rentabilidade de suas operações.
Dados de fevereiro
No segmento doméstico, o load factor da TAM subiu
para 82,6%, em um crescimento de 0,8 pontos percentuais sobre a mesma taxa
obtida em fevereiro de 2014, segundo dados da ABEAR (Associação Brasileira das
Empresas Aéreas) divulgados hoje (26/3).
Como consequência do
aumento da ocupação em fevereiro, a companhia voltou a liderar o mercado aéreo
doméstico no Brasil, com market
share de 36,8% no mês.
No segmento internacional,
a TAM também conseguiu elevar a taxa de ocupação a 81,4% (2,6 pontos
percentuais acima do load
factor registrado em fevereiro de 2014) e liderou o mercado
nacional, com participação de 69,8%.
A participação de mercado
é calculada em RPK (demanda por passageiros-quilômetros transportados).
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