Terminou na 6ª feira, 11/04, a 16ª edição do Minas
Trend, uma das principais semanas de moda do País, que contou com 251
expositores – 46 marcas estreantes -, um crescimento de 5% em relação à última
temporada de Primavera / Verão. O evento, promovido pela FIEMG – Federação das
Indústrias do Estado de Minas Gerais, recebeu uma média de 15 mil visitantes,
aí incluídos 5 mil compradores. Destes profissionais, mais de 750 são
considerados com alto poder de decisão e compra.
A expositora Debora Germani, da grife homônima de calçados,
considerou a participação positiva mediante o cenário econômico, afirmando que
o cliente comprou mais nessa edição por conta da qualidade do produto. Para
ganhar competividade, a empresária afirma que as marcas estão “investindo muito
na qualidade, estilo e conforto”, considerando que é uma forma de aumentar a
competitividade dos produtos e superar as adversidades do momento.
Silvia Salles, da grife de bolsas Isla, registrou um
crescimento de vendas da ordem de 25% em relação à temporada anterior.
Afirmando que as participações nas 2 edições do Minas Trend são responsáveis
por 50% de seu faturamento anual, a empresária julgou esta participação como
uma “boa surpresa”, afirmando que “quando o cliente acredita no produto, ele
investe”.
A fabricante de calçados Junia Gomes, diz que “mesmo num
momento difícil para o País, a feira superou minhas expectativas e também os
negócios realizados na edição Verão/2015”. A designer comemora a abertura de
novos clientes, inclusive internacionais, e acredita que “toda ação positiva
reflete no varejo rapidamente, sinalizando que as vendas vão esquentar, com
certeza”.
Gerente Comercial da confecção Push Pul, Sarah Mesquita
destacou a melhoria na qualificação do comprador presente nessa edição. “É um
cliente que vem para comprar, de forma consciente e moderada, mas com foco nos
negócios”. Segundo a executiva, a empresa também promoveu ajustes para se
adequar ao mercado ao apostar em uma coleção “mais clean, com peças mais
acessíveis”.
Em sua 4ª participação no evento, a grife Neusa Faria
apostou em coleção de moda festa plus size, com numeração até o 52, para ganhar
competitividade no mercado. Fabio Faria, sócio da empresa, considera que esta
edição “atendeu plenamente as expectativas”, repetindo o volume de negócios
obtido na temporada outono/inverno. O executivo destaca que ampliou a carteira
com novos clientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Pará e
Rondônia, estimando que a participação nas 2 edições anuais do Minas Trend
corresponda a 50% do faturamento esperado para 2015.
Leonardo D´Avila, superintendente comercial da grife Tufi
Duek, analisa que a primeira participação na feira abriu novos clientes,
destacando as presenças de compradores do interior de Minas, Rio Grande do Sul
e Nordeste. Para Leonardo, a alta do dólar vai colaborar para o crescimento do consumo
interno podendo, inclusive, contribuir para um pequeno incremento do
faturamento anual.
Compradores Internacionais
Um dos principais destaques dessa edição, que reforça o
compromisso da FIEMG em estimular e apoiar ações de aumento das exportações da
moda brasileira, foi a expressiva presença de compradores internacionais.
Através da parceria com o projeto Texbrasil, representantes de grandes redes
dos Emirados Árabes, França, Irlanda, Reino Unido, Austrália, Portugal e
Canadá, marcaram presença no evento e deixaram impressões muito positivas sobre
os produtos brasileiros. Outra ação com foco internacional, foi a rodada de
negócios realizada pelo CIN – Centro Internacional de Negócios, que reuniu 27
compradores internacionais e registrou 177 agendamentos.
A compradora britânica Pamela Shiffer, achou a
“feira foi muito produtiva, pois eu tinha grandes expectativas, e estou muito
feliz pois consegui encontrar todos os produtos que estava procurando. Minha
intenção é trabalhar mais intensamente com o mercado brasileiro, porque com ele
posso levar produtos únicos e originais para os meus clientes”.
Laure Segehomme, da empresa belga Fashionize Me, considera
a “moda brasileira é incrível, colorida e vibrante. Um aspecto positivo é que o
design dos produtos é bem interessante, diferente do que é oferecido na Europa,
que são, geralmente, produtos mais sóbrios”.
Representante da empresa americana Ban Ke Lok, sediada nos
Estados Unidos, Ana Smolka se diz “surpreendida pela organização do Minas
Trend. Essa é a minha primeira participação no projeto e o meu objetivo era
encontrar produtos de qualidade, basicamente, bijuterias premium. Durante a
feira fechei bons negócios, porque gosto dos produtos brasileiros e com o dólar
em alta é um bom momento para negociar”.
A próxima edição do Minas Trend, que promoverá os
lançamentos para o Outono/Inverno 2016, acontece em outubro, no Expominas, em
Belo Horizonte.
0 comentários:
Postar um comentário