segunda-feira, 6 de abril de 2015

FEA/USP inaugura “Espaço Miguel Colasuonno"


A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA/USP) inaugura no dia 9 de abril, às 11 horas, o Espaço “Professor Miguel Colasuonno”, um ambiente de estudos e pesquisa destinado a alunos de pós-graduação em Economia. O Espaço é uma iniciativa da Ordem dos Economistas de São Paulo e da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), liderada pelosProfs. Antonio Delfim Netto e Wilson Rabahy.

Entre 1966 e 1971, Colasuonno foi o primeiro secretário-executivo do IPE. Ao lado de Delfim Netto, articulou em 1970 para que o IPE assumisse a responsabilidade pela apuração do Índice do Custo de Vida (ICV) das famílias paulistanas, até então realizada por técnicos da Prefeitura de São Paulo. Paralelamente, a metodologia de cálculo foi aprimorada criando-se uma nova estrutura de ponderação do índice, com base em uma nova Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Com a criação da FIPE, em 1973, da qual Miguel Colasuonno teve papel fundamental, o índice foi transferido para essa instituição, passando-se a chamar IPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Após a morte de Colasuonno, alguns professores da FEA, Delfim Netto, Wilson Rabahy, José Pastore, Antônio Carlos Campino e Juarez Rizzieri, decidiram fazer-lhe uma homenagem (ao economista), com a criação do Espaço de Pós-Graduação do IPE “Professor Miguel Colasuonno”. Para a reforma do espaço, o grupo conseguiu captar R$ 80 mil. Foram reformadas e melhoradas as instalações dos três ambientes: a sala de convivência, a sala privativa para estudos e pesquisa e o ambiente munido com recursos tecnológicos para suportar os trabalhos de pesquisas. A cerimônia de inauguração contará com a presença de familiares e amigos do homenageado. Além do descerramento da placa, haverá o lançamento de um painel de fotos com o ex-prefeito de São Paulo. 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Internet Designer | Blogge by iPosts - Premium Blogger Themes | Facebook Themes