segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sindicalçados-MG e o Sindibolsas-MG lançam livro "Arte em Couro"


O Sindicalçados-MG e o Sindibolsas-MG , fizeram o lançamento do livro Arte em Couro – A força empreendedora e a energia criativa da indústria de calçados e bolsas de Belo Horizonte, publicação que integra as ações do Programa de Melhoria de Competitividade da APL de Bolsas e Calçados de Belo Horizonte e RMBH realizadas pelos sindicatos. Com projeto gráfico da New360 e editado pela Conceito Editorial, sob os cuidados dos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Silvia Rubião, Arte em Couro tem coordenação geral do Sistema FIEMG. O lançamento aconteceu no  Espaço Vista, em Belo Hrizonte.

 

Com pesquisa e textos de Doia Freire e Teresa Cristina  Motta, e fotos de Daniel Mansur, o livro aborda a produção coureira, evidenciando sua importância econômica e também cultural, relembrando a história da capital mineira e os movimentos culturais e estéticos que construíram as bases da moda e design no estado.

Abrangendo o período entre a década de 60 e os anos 2000, a publicação conta como as empresas passaram da manufatura para a indústria produtiva, atingindo seu ápice durante os anos 1980, época de efervescência do mundo fashion, quando as novidades dos grandes centros mundiais de moda começaram a influenciar diretamente a produção local. São dessa época marcas como a Cândida Andrade, criadora nata com estilo autoral, cujo trabalho é lembrado até hoje.

Essa indústria se desenvolveu, constituindo um polo que cresceu e prosperou sob a criatividade e os caprichos artesanais, com crescente direcionamento para o público feminino. Empresas pequenas e médias, em sua maioria, despertaram o interesse nacional por seu trabalho inovador, que garantiu a Minas Gerais a fama de capital do design de calçados.

Os principais empreendedores e estilistas também são lembrados, em cases que destacam as trajetórias de sucesso das grandes marcas e os fatos marcantes da evolução do segmento.

Por fim, o livro debate a atual situação da indústria de sapatos e bolsas no estado, identificando e discutindo desafios e oportunidades de negócio, e coloca à disposição das pessoas e empresas interessadas na atividade, informações relevantes e estratégicas sobre o setor.

Para sua realização foram ouvidas cerca de 50 pessoas que atuam no segmento entre empresários, estilistas e designers. O trabalho se completa com farta pesquisa iconográfica, que traz fotos históricas e do acervo das empresas focalizadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Internet Designer | Blogge by iPosts - Premium Blogger Themes | Facebook Themes