O Sindicalçados-MG e o Sindibolsas-MG , fizeram o
lançamento do livro Arte em Couro – A força empreendedora e a energia criativa
da indústria de calçados e bolsas de Belo Horizonte, publicação que integra as
ações do Programa de Melhoria de Competitividade da APL de Bolsas e Calçados de
Belo Horizonte e RMBH realizadas pelos sindicatos. Com projeto gráfico da
New360 e editado pela Conceito Editorial, sob os cuidados dos jornalistas José
Eduardo Gonçalves e Silvia Rubião, Arte em Couro tem coordenação geral do
Sistema FIEMG. O lançamento aconteceu no Espaço Vista, em Belo
Hrizonte.
Com pesquisa e textos de Doia Freire e Teresa
Cristina Motta, e fotos de Daniel Mansur, o livro aborda a produção
coureira, evidenciando sua importância econômica e também cultural, relembrando
a história da capital mineira e os movimentos culturais e estéticos que
construíram as bases da moda e design no estado.
Abrangendo o período entre a década de 60 e os anos 2000,
a publicação conta como as empresas passaram da manufatura para a indústria
produtiva, atingindo seu ápice durante os anos 1980, época de efervescência do
mundo fashion, quando as novidades dos grandes centros mundiais de moda
começaram a influenciar diretamente a produção local. São dessa época marcas
como a Cândida Andrade, criadora nata com estilo autoral, cujo trabalho é
lembrado até hoje.
Essa indústria se desenvolveu, constituindo um polo que
cresceu e prosperou sob a criatividade e os caprichos artesanais, com crescente
direcionamento para o público feminino. Empresas pequenas e médias, em sua
maioria, despertaram o interesse nacional por seu trabalho inovador, que
garantiu a Minas Gerais a fama de capital do design de calçados.
Os principais empreendedores e estilistas também são
lembrados, em cases que destacam as trajetórias de sucesso das grandes marcas e
os fatos marcantes da evolução do segmento.
Por fim, o livro debate a atual situação da indústria de
sapatos e bolsas no estado, identificando e discutindo desafios e oportunidades
de negócio, e coloca à disposição das pessoas e empresas interessadas na
atividade, informações relevantes e estratégicas sobre o setor.
Para sua realização foram ouvidas cerca de 50 pessoas que
atuam no segmento entre empresários, estilistas e designers. O trabalho se
completa com farta pesquisa iconográfica, que traz fotos históricas e do acervo
das empresas focalizadas.
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