terça-feira, 5 de maio de 2015

SICC reúne empresas que respondem por 84% da produção nacional de calçados


As principais referências nacionais na produção de calçados e acessórios estarão reunidas neste mês em Gramado (RS). A cidade sedia, de 25 a 27 de maio, a XXIV edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. Principal feira do setor realizada no país, o evento reúne cerca de 360 expositores, que representam 1,7 mil marcas de destaque no mercado nacional, que se encontrarão nos pavilhões do Serra Park para as negociações. A expectativa é de que 15 mil visitantes circulem nos pavilhões durante os três dias de feira.

Importante marco nas vendas da indústria ao varejo, o SICC se consolidou também pela força de atrair grandes indústrias. Dados do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), parceiro da Abicalçados, apontam que as empresas que participarão do evento respondem por cerca de 84% de todos os calçados e acessórios produzidos no Brasil. “É um percentual bastante alto, que mostra a representatividade que a feira alcançou no cenário brasileiro”, destaca Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora do SICC.

Para este ano, a estimativa é de que as indústrias brasileiras de calçados produzam mais de 900 milhões de pares, mantendo o país como o terceiro mais produtor mundial, atrás apenas da China e da Índia. A maior parte dessa produção, acima dos 85%, será concentrada no mercado interno, e quase 70% é de calçados para a estações de primavera e verão, foco do SICC. “Essa configuração da produção nacional mostra que o consumo interno está aquecido, o que amplia ainda mais as opções de compra para o lojista. A indústria brasileira está produzindo para satisfazer o consumidor brasileiro”, ressalta Pletsch.

A importância do evento se estende à economia brasileira. A indústria calçadista é responsável por empregar 3,6% da força de trabalho do país. Nos últimos anos, estima-se que o setor tenha investido, anualmente, R$ 669 milhões em máquinas, tecnologia, parque fabril e estrutura. “Em um período considerado de crise, com aumento do desemprego, o desempenho do SICC, que é uma das maiores feiras de um setor tão representativo, se torna ainda mais importante. Esperamos boas vendas e um bom desempenho”, destaca o diretor Merkator.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Internet Designer | Blogge by iPosts - Premium Blogger Themes | Facebook Themes