Oito gestores
escolares dos Estados Unidos participam de um intercâmbio de duas semanas, de
03 a 15 de agosto, para uma série de encontros com gestores da rede pública do
Brasil. O grupo é formado por gestores americanos, premiados por sua excelência
em liderança e gestão escolar e representam os estados: Alaska, Califórnia,
Carolina do Norte, Flórida, Geórgia, New Hampshire, Nova York e Texas. Os
participantes desse programa hospedaram gestores brasileiros num intercâmbio
similar nos EUA em outubro de 2013.
Durante essas
duas semanas, o grupo será dividido e enviado para escolas públicas em 12
estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de
Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo e o Distrito Federal.
Eles participarão de reuniões com gestores, professores e alunos e oficinas
sobre práticas em gestão escolar e liderança. O programa concluirá em Brasília
onde eles participarão do Seminário Internacional sobre Boas Práticas em Gestão
Escolar, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação
(CONSED) e parceiros.
O intercâmbio
faz parte do Prêmio Nacional Gestão Escolar (PGE), criado em 2000 e realizado
anualmente pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e
parceiros dos setores público e privado. A Embaixada dos Estados Unidos apoia o
PGE desde a sua criação com um intercâmbio para o vencedor de cada um dos vinte
e seis estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde 2004, passou a promover
também a vinda de diretores norte-americanos ao Brasil. Desde a sua criação,
cerca de 310 gestores brasileiros já foram beneficiados por esse intercâmbio. As
informações sobre o programa estão disponíveis no site do CONSED: www.consed.org.br
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