O
3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade chega a mais uma edição com muitas
novidades apresentadas nesta terça-feira, 9 de setembro, na Casa Argentina. O
evento também conta com o lançamento do guia “Ecoeficiência em Empreendimentos
Turísticos: Orientações Práticas”, promovido pelo Programa Passaporte Verde,
uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O
Prêmio, que reconhece as melhores ações do mercado e engloba iniciativas de
toda a cadeia turística, terá inscrições de 9 de setembro a 30 de outubro, no
site da Associação (www.braztoa.com.br).
Neste
ano, Maceió será palco da grande premiação, marcada para 28 de novembro,
abrindo a Convenção Braztoa. Na ocasião, os associados terão diversas
oportunidades de interagir com o tema em atividades preparadas pela diretoria
socioambiental da entidade.
Mas
as novidades não param por aí. Uma plataforma digital disponibilizará
ferramentas mais dinâmicas para inscritos e jurados, facilitando o cadastro dos
dados necessários e também o processo de avaliação. A Braztoa trará uma bancada
maior de jurados, para que cada categoria tenha uma comissão julgadora
exclusiva. Para completar, os vencedores desta edição serão convidados a
palestrar no Senac, como forma de compartilhamento e divulgação dos cases de
sucesso.
Serão
premiadas cinco categorias:
1.
Associadas Braztoa (1º, 2º e 3º lugar): exclusivo para as empresas afiliadas à entidade;
2.
Agências de Viagem (1º, 2º e 3º lugar);
3.
Meios de Hospedagem (1º, 2º e 3º lugar);
4.
Parceiros Institucionais (1º, 2º e 3º lugar);
5.
Parceiros do Trade (1º, 2º e 3º lugar);
6.
TOP Sustentabilidade
Empresas
que podem concorrer:
·
Associadas
Braztoa
·
Agências
de Viagem (Emissivo e receptivo)
·
Hotel,
resort, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada, flat, entre
outros (Ex. albergues e campings).
·
Fundações,
associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições
governamentais.
·
Operadoras
de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadora de veículos,
empresas de câmbio e de assistência ao turista, entre outros.
As
categorias serão avaliadas sob o ponto de vista de todos os critérios
estabelecidos, como:
· Impactos ambientais,
socioculturais e econômicos
· Incentivo ao
turismo sustentável
· Viabilidade
financeira
· Abrangência e
Replicabilidade
Todas
as iniciativas inscritas concorrerão às categorias de acordo com sua área de
atuação. A que mais se destacar será a ganhadora também na categoria TOP
SUSTENTABILIDADE.
Andrea
Leone, diretora socioambiental da Braztoa, comemora a evolução do Prêmio e a
disseminação da importância da sustentabilidade no turismo. “Estamos muito
felizes com os avanços do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Divulgar boas
práticas e fazer com que essas informações cheguem ao consumidor são nossas
prioridades”, disse Andrea.
“Neste
ano teremos a cerimônia de premiação de uma maneira diferente e bem interativa.
Vamos aproveitar a Convenção Braztoa para que todos os associados estejam
reunidos para celebrar esse momento, que é o exemplo prático da nossa meta: a
de engajar todos os elos da cadeia do setor a trabalhar em conjunto pelo
desenvolvimento constante de um turismo sustentável e valorizar as empresas que
já tem essa visão de mercado”, reforça Marco Ferraz, presidente da BRAZTOA.
“A
Travelport sabe a importância da preservação do meio ambiente. Todas as
indústrias, incluindo a turística e de negócios, devem se mobilizar para
desenvolver ações sustentáveis. Não se trata, apenas, de garantir qualidade de
vida para nós e às próximas gerações, o que já seria uma razão nobre. O que
está em jogo é o futuro da atividade. A parceria de sucesso da Travelport com a
BRAZTOA serve de exemplo e estímulo à conscientização de todos,” afirma Luís
Vargas, country manager da Travelport no Brasil.
“Entre
outras ações, o programa da Braztoa estimula os seus integrantes a avaliar com
constância os seus parceiros comerciais. Este aspecto, em particular, reduz os
riscos de responsabilização por falha profissional”, destaca Mário Gasparini,
diretor da Ifaseg, empresa que gerencia riscos para organizações que movimentam
mais de 50% do mercado de turismo do Brasil.
O
Prêmio conta com o patrocínio da Travelport e Ifaseg/QBE; Parceiros
Institucionais: Partner of The Global Partnership for Sustainable Tourism e
PNUMA; Parceiros de Mídia: Mercado & Eventos, Panrotas e Travel 3;
Consultoria: Eccaplan; Apoio: Alemanha e Senac.
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