quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Calçadistas brasileiros em Xangai


 De 17 e 21 de novembro, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, participa com oito marcas da ação Discover the Brazilian Originality Beyond Trends, em Xangai, na China. Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a iniciativa congrega ainda a Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e marcas associadas. 

 O objetivo é  de apresentar a moda brasileira em uma perspectiva diferenciada, com inspirações na arte, música e gastronomia nacional, as marcas Bibi, Democrata, Jorge Bischoff, Sapatoterapia, Amazonas Sandals, Dumond, Capodarte e Lilly’s Closet. A ação em Xangai será composta por rodada de negócios e evento de posicionamento de imagem.

Para a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Roberta Ramos, o evento é uma oportunidade importante de alavancar a imagem da moda brasileira do outro lado do mundo. Conhecida por ser “uma pedra no sapato” do calçadista brasileiro, através das importações predatórias, a China também pode ser uma forte aliada para o incremento das exportações. “Apesar de já estarmos trabalhando para inserir marcas calçadistas naquele país desde 2009, os chineses ainda conhecem pouco da moda verde-amarela. A Copa apresentou o nosso País para o mundo, precisamos aproveitar essa exposição para promover nossos produtos”, avalia a gestora, ressaltando o potencial daquele mercado que, com mais de 300 milhões de pessoas na classe média, consumiu o equivalente a US$ 63 bilhões em calçados no ano passado.  

 A China foi escolhida  em função do potencial que representa para o setor. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil no mundo, sendo o destino de exportação de vários setores produtivos brasileiros. Somado a isso, encontra-se o cenário crescente de entrada de marcas internacionais do segmento de moda para suprir a demanda do mercado de alto padrão chinês”, comenta Rafael Prado, gerente executivo de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil.

Em 2008, quando a Abicalçados iniciou os trabalhos de inserção naquele mercado (China + Hong Kong), as exportações de calçados para lá geravam US$ 18,6 milhões, número que saltou para US$ 20,3 milhões em 2013 (+9%). Neste mesmo período, as exportações totais caíram US$ 1,9 bilhão para US$ 1,09 bilhão (-42%). “É um número ainda pequeno, mas se comparado à performance geral das exportações é muito significativo”, avalia Roberta.

Além das oito marcas de calçados, participam das agendas em Xangai mais 12 grifes: Apartamento 03, Helen Rodel, GIG, Lucas Nascimento, Patricia Bonaldi, Patricia Motta, Cecilia Prado, Lili Sampedro, Blue Bird, Debora Mangabeira, Marcelo Quadros e Wasabi. 

 

 

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