terça-feira, 21 de abril de 2015

Licenciamento de trailers, carretas e reboques leves gira em torno de 100 mil unidades por ano


O mercado de trailers, carretas e reboques até 3,5 toneladas nos dois últimos anos registrou  emplacamento e licenciamento de 100 mil unidades por ano. Estima-se que a produção nacional gira em torno de 120 a 130 mil unidades/ano. A produção é maior do que o licenciamento, visto que muitos equipamentos são utilizados em fazendas, indústrias e náuticas, onde algumas exigências legais não são necessárias.

   “O mercado de engates com certeza ainda é muito maior, pois além de servir como peça de acoplamento entre o trailer/carreta com o carro, no Brasil este componente é amplamente instalado como decoração/proteção em veículos. Acredito que em 2015, em função da crise que o nosso país e a indústria automobilística se encontra, o volume poderá ser menor”, explica Arndt Budweg, vice president Sales South America - Alois Kober  GmbH.

   A empresa é uma das expositoras da 2ª edição da Brazil MotorHome Show e a 1ª Brazil Food Truck Show, exposições que acontecerão no período de 24 a 26 de abril de 2015, das 10 às 19 horas, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí (SP).

   Na ocasião, a AL-KO estará expondo não somente os componentes que fabrica (eixos, sistemas de freio, travas de engates, etc), mas aproveitará a ocasião para, através de modelos, demonstrar o funcionamento e praticidade dos mesmos. “É muito importante o mercado conhecer os nossos diferenciais e nada melhor do que poder demonstrá-los em uma feira específica”, diz Budweg.

   Para o vice presidente da AL-KO, o mercado de motorhomes e trailers ainda têm um potencial enorme de crescimento no Brasil. “A realização da Brazil MotorHome Show é de extrema importância, pois ajuda a difundir e a empolgar esta prática junto ao público final. Para os fornecedores e fabricantes também é uma verdadeira ferramenta de trabalho, pois em poucos dias, de maneira muito concentrada, todo o mercado estará reunido em um só local”.

  Segundo o executivo, o mercado de trailers, carretas e reboques leves é abastecido por cerca de aproximadamente 400 empresas homologadas para a fabricação e comercialização deste tipo de veículo, porém Budweg acredita que o total no Brasil deve superar 1.500 fabricantes, porque  grande parte trabalha na clandestinidade.

  Os investimentos para se adequarem as exigências de mercado são constantes. “Não temos números precisos, mas sentimos cada vez mais empresas especializadas na fabricação de componentes investindo em modernizações e atualizações tecnológicas para o setor. Empresas mundiais, como a AL-KO, também está iniciando suas operações próprias no Brasil, confirmando esta tendência”, exemplifica.

  De acordo com Budweg, o mercado de trailers, carretas e reboques leves está passando por uma situação extremamente delicada e complicada. “Em função de leis mal elaboradas, alguns requisitos técnicos são impostos, sendo estes impossíveis de serem aplicados. Alguns fabricantes sérios e criteriosos estão demitindo, ou mesmo encerrando as suas atividades em função desse problema. Com isso, abre-se espaço cada vez maior para àqueles que trabalham na ilegalidade”, confessa.

   Budweg faz parte do staf da recem criada Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Engates e Reboques – ANFATRE, fundada em fevereiro deste ano tendo como uma das principais metas trabalhar em prol da regulamentação clara, específica e justa para o segmento. “Tendo alcançado isto, a fiscalização um dia também será possível”, complementa.

  
 

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