quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ostras produzidas em Cairu passarão por processo de purificação


Os produtores de ostras de Cairu (a 140 km de Salvador) receberam ontem, mais um instrumento para aumentar suas rendas e melhorar a qualidade dos seus produtos: uma depuradora de moluscos. O equipamento, entregue pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, beneficiará mais de 40 famílias produtoras da região. A depuradora purifica as ostras e elimina possíveis bactérias que possam estar presentes no animal. “A ferramenta tem capacidade de processar 100 dúzias de ostras a cada 48h e, além dos benefícios higiênicos-sanitários, também agrega valor aos produtos”, disse o gerente de projetos da Bahia Pesca, José Sanches Junior.

Os ostreicultores, pescadores e as marisqueiras da cidade participarão também de uma agenda de atividades que envolve palestras sobre pesca predatória e sobre a importância do cadastramento no CadCidadão, sistema que permite o monitoramento das condições sócio econômicas dos pescadores. A inscrição no CadCidadão é pré-requisito para que os pescadores tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo programas estaduais de distribuição de renda, a exemplo do Vida Melhor.

Além disso, os técnicos da Bahia Pesca visitarão as comunidades de Tapuias, Canavieira e Torrinhas para avaliar a atual situação da ostreicultura na região e formular ações para otimizar os processos produtivos dos ostreicultores. “Analisaremos também a possibilidade de diversificar as formas de geração de renda destes profissionais, por meio da implantação de viveiros escavados em Torrinhas”, explicou o presidente da empresa, Dernival Oliveira Junior.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Internet Designer | Blogge by iPosts - Premium Blogger Themes | Facebook Themes