sexta-feira, 21 de março de 2014

Projeto Brazilian Flavors promove alimentos e bebidas do Brasil no "Festival Seja Brasileiro"


O Projeto Brazilian Flavors, criado em 2006 pela Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) com apoio da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), inicia mais uma ação de abertura para produtos do Brasil no mercado externo.  De março até a Copa do Mundo, pratos brasileiros criados pela chef paulistana Heloísa Bacellar serão os destaques dos menus de 07 dos navios de cruzeiros da Tallink Group, a maior empresa de cruzeiros do Mar Báltico, nos roteiros entre Estônia, Suécia e Finlândia.  Cada um desses navios tem capacidade para transportar mais de 2 mil turistas em cada viagem. Um deles é o Silja Serenade, top de linha da Talink, no qual a empresa inaugurou a sua primeira superstore, um Duty Free ampliado para 1.300 metros quadrados, uma grande e luxuosa loja de departamentos com produtos de marcas internacionais.  Esta e as demais lojas dos 7 navios da Tallink inseridos no Festival Seja Brasileiro terão à venda vários produtos do Brasil que fazem parte do projeto Brazilian Flavors, como café, palmito, pimenta Biquinho, pimenta de Cheiro, Molhos de Pimenta e de outros sabores, geléias, açaí crisps, xarope de guaraná, goiabada, castanhas-do-pará, entre outros. 

 

Os Duty Free da Tallink ocupam a 9ª posição no ranking mundial, acima de muitos países, como o Brasil, que está em 12º lugar. “A presença nessas lojas é uma grande exposição de sabores do Brasil a públicos de culturas bem diferentes entre si, e que representam potenciais mercados consumidores”, avalia Raquel de Almeida Salgado, gerente-geral do Projeto Brazilian Flavors, dando ênfase aos negócios que poderão ser alavancados por essas empresas a partir dessa experiência. “Esses turistas terão a oportunidade de provar muitos pratos típicos do Brasil feitos com esses alimentos nos restaurantes dos navios, o que certamente motivará suas compras nas lojas”, comenta.

 

Nos restaurantes

A promoção de produtos brasileiros vai se estender, durante o período, por diversos eventos nos navios, que permitirão divulgar a gastronomia brasileira e testar novos mercados através dos passageiros da Tallink, predominantemente da Suécia, Estônia, Finlândia, Rússia, China e do Japão.

 

Escolhida pelo Projeto Brazilian Flavors para essa ação, a chef Heloísa Bacellar criou as receitas e fez o treinamento – gastronômico, técnico e cultural - dos chefs dos navios, ensinando as peculiaridades de cada ingrediente e fazendo a ligação desses produtos com a diversidade dos aromas e sabores que vêm das diferentes regiões do Brasil. Os diversos pratos brasileiros com os produtos do Brasil serão reproduzidos pelos profissionais dos navios até a Copa do Mundo.

 

No ano passado, o Brazilian Flavors conseguiu incluir alimentos e bebidas participantes do Projeto em evento na Grande Epicerie de Paris, a loja vitrine mundial da alta gastronomia, que pertence à rede francesa Le Bon Marché. A ação fez parte do grande evento Le Brésil Sur Rive Gauche, que homenageou o Brasil em Paris, expondo produtos de diferentes segmentos. A experiência teve desdobramentos: está sendo finalizada a gôndola de alimentos e bebidas do Brasil na Grande Epicerie, fruto direto do trabalho do Brazilian Flavors. “Experiências como essas, que estamos conseguindo implementar no exterior, abrem caminho para as empresas brasileiras levarem ao mundo os seus produtos e, consequentemente, a imagem do Brasil como país produtor de itens de qualidade”, conclui a gerente-geral do Brazilian Flavors.

 

 

 

 

 

 

 

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