segunda-feira, 27 de abril de 2015

Anuário Braztoa 2015


A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lançou seu Anuário 2015, que traz dados inéditos sobre o mercado turístico brasileiro e mostra que as operadoras de turismo associadas à entidade – que representam estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no país - aumentaram seu volume de negócios em 6,65% em 2014, faturando R$ 11,87 bilhões.

 

Apesar de o período da Copa do Mundo e das eleições serem marcados por uma demanda retraída, o número de viajantes se manteve estável e obteve um aumento de 1,86% com relação ao período anterior, resultando em 6,01 milhões de passageiros embarcados, número suficiente para ocupar mais de 10 vezes, ao mesmo tempo, todos os 12 estádios da Copa do Mundo de futebol naquele ano.

 

Ainda sobre passageiros embarcados, para se ter uma ideia, os primeiros quatro meses do ano foram bons e indicaram crescimento de 22%.  Os meses de agosto e setembro foram excelentes; em outubro, as eleições deixaram os números estagnados; novembro e dezembro, com queda de 10%.

 

O mercado doméstico representou 68,40% da demanda por viagens realizadas por meio das operadoras Braztoa. Esse segmento faturou R$ 6.017,92, o que resultou em um valor médio por passageiro de R$ 1.460. Por outro lado, o emissivo internacional recebeu 31,6% da demanda e faturou R$ 5.434,67 milhões em 2014.

 

O Anuário também mediu o detalhamento das vendas por região. No Brasil, o Nordeste se destaca com mais de 54,2% do faturamento das viagens domésticas, seguida pelo Sudeste com 20,4%, Sul com 14,1% e Norte e Centro-Oeste que, juntas, representam 11,3% do faturamento do setor.

 

O faturamento com o emissivo internacional cresceu 6,49% em relação a 2013, com destaque para a região África/Ásia/Oceania, que representa 30,14%, seguida da América do Norte, com 10,67%, e Europa, 10,86%.

 

Os agentes de viagem lideraram entre os canais de vendas, representando 53% das viagens comercializadas, seguidos pelas lojas próprias ou franquias (41%), e a Internet com 6% do total vendido.

 
A preferência por viagens com tempo de duração entre 5 e 9 dias predominou (52%), seguido pelas viagens com duração maior que 10 dias em 31% dos casos. O tempo de antecedência da compra em até 3 meses foi realidade para 56% dos clientes, enquanto outros 27% adquiriram seus pacotes de viagens com maior antecedência (3 a 6 meses
 

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