quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ford faz Seminário Ford de Tecnologia e Conectividade


Ken Washington clicado by Tânia Müller
A Ford fez hoje, em São Paulo, o Seminário Ford de Tecnologia e Conectividade  que contou com a participação da imprensa e representantes das mídias sociais do Brasil e Argentina para avaliar o avanço das inovações no presente e no futuro dos automóveis.  Presentes ao evento, Ken Washington, vice-presidente mundial de Pesquisa Avançada da Ford, que veio especialmente  para o evento, ele comanda as operações da empresa em Palo Alto, nos Estados Unidos, do CEO do Brasil Steven Armstrong,  Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford América do Sul,de Celio Galvão gerente de Imprensa da Ford e de outros executivos da montadora
 
 
 
Celio Galvão gerente de Imprensa da Ford e o CEO do Brasil Steven Armstrong  
 
 
Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford América do Sul
O evento também incluiu a apresentação prévia da futura geração do Focus, que deve chegar ao mercado nos próximos meses. Com o apoio de recursos de projeção mapeada, foram destacadas algumas das novas tecnologias que o modelo vai trazer para o segmento de veículos médios.
 
 
 
 Novo Focus
 

 


 
Steven Armstrong destacou o papel da inovação nos mais de 100 anos de história da Ford, que hoje quer ser vista não só como uma empresa automotiva, mas também de tecnologia. “Estamos trabalhando para antecipar as necessidades e desejos dos consumidores, especialmente em conectividade, mobilidade e veículos autônomos, e para tornar essas tecnologias acessíveis para todos, não apenas para os consumidores de luxo.”

Desafio da mobilidade

Líder global da área de inovação da Ford, Ken Washington se juntou à empresa recentemente e tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa avançada, grande parte dela adquirida no Vale do Silício, nos EUA. Segundo ele, o desafio da mobilidade está associado a quatro grandes tendências mundiais: o avanço da população urbana, o crescimento da classe média, a sustentabilidade ambiental e as mudanças de hábitos e prioridades dos consumidores, criando novos modelos de negócios.

“Vemos um mundo onde os veículos se comunicam uns com os outros, os motoristas e veículos se comunicam com a infraestrutura da cidade para evitar congestionamentos e as pessoas compartilham veículos e múltiplas formas de transporte em seus deslocamentos diários”, disse Ken Washington.

A inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação em Palo Alto, em 2012, foi um dos passos significativos para a Ford se envolver na comunidade que está no centro dessas inovações e para entender as suas oportunidades, criando parcerias com universidades e empresas de tecnologia.

“O laboratório de Palo Alto começou com um pequeno escritório, quase uma start-up, e hoje conta com tecnologia de ponta”, completou o especialista. “Nosso laboratório digital de imersão tem um simulador de direção 3D com tela curva de 180 graus e alta definição. Também usamos impressoras 3D e temos especialistas de diversas áreas, em permanente contato com os demais centros de desenvolvimento da Ford no mundo.”

Novas tecnologias

Para ilustrar a evolução da tecnologia automotiva, o evento contou com a apresentação de quatro equipamentos que serão oferecidos pelo novo Focus, futuro lançamento da Ford no Brasil: sistema SYNC com AppLink, Assistência de Emergência, estacionamento automático e frenagem de emergência. A exibição foi feita em um estúdio com recursos de projeção mapeada, que permitiu visualizar as situações de uso com imagens 3D.

Segundo Marcio Alfonso, o sistema SYNC mostra o pioneirismo da Ford em sistemas de conectividade embarcados, com comandos de voz para operação do celular, rádio e climatização do veículo, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. “Com o sistema AppLink, o SYNC também passou a acessar aplicativos de smartphones que abrem várias opções de informação, entretenimento e conveniência, dentro do conceito de conectividade com segurança.”

A Assistência de Emergência, já oferecida também em outros modelos da Ford, como Novo Ka, New Fiesta, EcoSport e Ranger, faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

O estacionamento automático que será introduzido no Brasil com o novo Focus funciona com o apoio de sensores e câmera e é capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares, sem que o motorista precise mexer no volante. Além de tornar a direção mais simples, contribui para pavimentar o caminho do futuro carro autônomo.

O assistente de frenagem de emergência é outra tecnologia inovadora voltada para a segurança. Também conhecido como Active City Stop, ele conta com sensores que monitoram o tráfego e, ao detectar a possibilidade de uma colisão, reduz a velocidade e aciona os freios do veículo. Ele opera em velocidades de até 50 km/h e ajuda a evitar acidentes causados por desatenção no trânsito.

Laboratório nas pistas

Reginaldo Leme, um dos jornalistas de automobilismo mais experientes do Brasil, acompanhou mais de 650 grandes prêmios e as oito conquistas de títulos mundiais de pilotos brasileiros na Fórmula 1. Com base nessa experiência, ele falou sobre a evolução da segurança nos automóveis, para a qual as competições sempre serviram de laboratório.

“Como exemplo dessa evolução, basta lembrar que no tempo de Ayrton Senna ainda nem havia internet. O desenvolvimento do carro dependia quase que exclusivamente da sensibilidade do piloto. Hoje, a telemetria dá todos os parâmetros do carro em tempo real”, disse. “Essa e várias outras tecnologias, como os sistemas de injeção, turbo, freio ABS, controle de tração e paddle shift, são exemplos de desenvolvimentos feitos para as pistas que depois chegaram aos carros de rua.”

A segurança, pontuou, foi uma das áreas que mais se beneficiaram dessa parceria. “A tecnologia está ajudando os motoristas a dirigir de forma mais segura e é elogiável a atitude da Ford de tornar as novas tecnologias mais acessíveis para o mercado. A engenharia sempre teve a função de tornar o carro mais equilibrado e previsível e agora está indo além, fazendo alertas ao motorista e se antecipando a situações em que pode haver risco.”

 

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