terça-feira, 19 de maio de 2015

Liebe Lingerie investe no capital humano


Ganhar espaço em um mercado que movimenta mais de US$ 30 bilhões no mundo e nada menos do que R$ 3,6 bilhões no Brasil, de acordo com o Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), não é tarefa fácil. Exige mais do que seguir de perto as tendências de moda, investir em tecnologia de ponta e apostar em qualidade. Pede, sim, uma gestão alinhada com o momento econômico e de consumo do país, onde cada peça da engrenagem funcione em busca do sucesso da marca e das metas estipuladas.

Ciente de que uma gestão apurada traz retornos imediatos e a certeza da longevidade da marca, a Liebe, fabricante de lingerie, com sede em Fortaleza, Ceará, iniciou em 2014 um sólido programa de estruturação organizacional. O trabalho foi realizado com o objetivo de criar um modelo de gestão no qual todos os colaboradores e gestores conheçam e entendam  seu real papel dentro da empresa, assim como saibam quais ferramentas devem lançar mão para alcançar as metas e os resultados projetados.

O primeiro passo foi desenhar a estrutura organizacional da Liebe, envolvendo temas como: O que é a empresa, onde está e onde quer chegar. Um exercício que atualizou a missão da indústria e seus planos para o futuro em um mercado extremamente competitivo como o de lingerie. Estrutura montada, a companhia partiu para o Diagnóstico do PNQ, de modo a analisar quais os pontos a serem melhorados e por onde começar. “Nosso grande desafio ainda hoje é trabalhar de forma estratégica e não mais operacional como fizemos ao longo de uma década”, afirma Cairo Benevides, presidente da Liebe. “Isso pode ser feito por meio da indicação de papéis, responsabilidades e indicadores estipulados para cada unidade gerencial”.

Com a equipe alinhada e todos cientes do seu papel dentro da organização, o caminho foi implantar um gerenciamento de rotina diário, a fim de analisar claramente as performances de cada área e seus resultados. Segundo Cairo, neste momento empresa trabalha na implantação de um sistema de controle de qualidade mais ativo, que garanta que o produto chegue nas mãos dos consumidores nos mais altos padrões, no que diz respeito à materiais, modelagem, acabamento e caimento. “Os resultados já começam a aparecer, o que nos garante que estamos no caminho certo”, avalia o empresário.

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