Estima-se
que cerca de um bilhão de pessoas sofram com a recorrente falta de água potável
no mundo. No Brasil, 17,3% da população não recebe água por meio de rede de
abastecimento (Fonte: SNIS 2012). A falta da água potável reflete diretamente o
desenvolvimento de uma sociedade e as crianças são as que mais sofrem com isso.
O
consumo de água contaminada é uma das principais causas de mortes entre bebês e
crianças em países em desenvolvimento. Doenças como a diarreia, que são
consequência desse consumo de água impura, são responsáveis por mais mortes de
crianças no mundo do que o HIV e a malária juntos. São mais de 1.600 mil mortes
de crianças com até 5 anos por dia no planeta.
Para
tentar combater esse tipo de problema, a P&G desenvolveu um produto social
inovador chamado P&G, que acaba de chegar ao Brasil e, chamou o apresentador Rodrigo Faro para ser o embaixador do programa no Brasil
O
P&G Sachet consiste em uma tecnologia de baixo custo apresentada em um
sachê de 4 gramas, que é capaz de transformar 10 litros de água contaminada em
10 litros de água potável, livre de resíduos sólidos e impurezas. O produto
atende às normas da Organização Mundial de Saúde e tem validade de dois anos no
Brasil.Desenvolvido no final dos anos 1990 por cientistas da
P&G em Newcastle, Reino Unido, em parceria com o Centro de Controles de
Doenças dos Estados Unidos e é uma tecnologia exclusiva da companhia, de fácil
manuseio, estocagem e utilização. É um produto social que não será vendido e
faz parte da principal ação de responsabilidade social da P&G, o Programa
Água Pura Para Crianças.
“A P&G tem como missão melhorar a vida das pessoas
hoje e para as gerações futuras e para nós é inaceitável ver crianças e adultos
sofrendo com a falta de água potável. Por isso atuamos em todo o mundo com o
programa e nosso produto exclusivo, o P&G Sachet, que será distribuído para
quem sofre com esse problema”, afirma Alberto Carvalho, presidente da P&G
Brasil.
Para
purificar a água, o conteúdo do P&G Sachet deve ser despejado em um
recipiente com 10 litros de água não potável. Depois é preciso mexer a mistura
por 5 minutos e aguardar mais 5 minutos para a sujeira decantar. Em seguida, a
água deve ser passada por um filtro, que pode ser até mesmo uma simples
camiseta de algodão limpa. Para finalizar, deve-se esperar por 20 minutos para
que o bactericida do produto faça efeito e pronto. Em 30 minutos uma água
barrenta ou contaminada se transforma em água limpa para o consumo.
Em
todo o mundo, o programa Água Pura Para Crianças já entregou mais de 7,8
bilhões e meio litros de água purificada, o que significa que mais de um
litro de água limpa foi doada para cada habitante do planeta. “É uma meta
alcançada que nos orgulha muito e nos motiva a seguir em frente. A P&G tem
como compromisso a conscientização sobre a crise mundial de água e, até 2020,
nossa meta é salvar uma vida a cada hora, com a distribuição de 200 milhões de
sachês, o equivalente a dois bilhões de litros de água pura por ano”, anuncia
Allison Tummon Kamphuis, diretora global do Programa Água Pura Para Crianças,
da P&G.
A
P&G contabiliza o investimento, até agora, em mais de 50 milhões de dólares
utilizados para fornecer água de qualidade para comunidades carentes em todo o
mundo. Até agora, o P&G Sachet já foi distribuído em mais de 75 países e,
com os 7,8 bilhões de água purificada fornecidas pelo programa, foram evitados
mais de 325 milhões de dias de doenças e 43 mil mortes em consequência do
consumo de água contaminada, sendo a maior parte crianças, além da parceria com
mais de 140 organizações parceiras que estão envolvidas no programa, entre elas
o CARE, PSI, Save The Children, ChildFund e Visão Mundial.
No
Brasil, o programa Água Pura Para Crianças será desenvolvido inicialmente no
Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil, onde, em
algumas localidades, pessoas sofrem diariamente com a falta da água potável. “O
Vale do Jequitinhonha representa os problemas da maioria das famílias do
semiárido brasileiro, que não têm o suprimento adequado e permanente de água
limpa. Em regiões assim, é comum o contato de animais com a água de lagos e
rios, contaminando com coliformes fecais a água que é usada para o
abastecimento dos moradores”, destaca Gerson Pacheco do ChildFund Brasil.
No
primeiro ano do projeto no País, serão importados 1,8 milhão de sachês que
serão utilizados no Vale do Jequitinhonha, por meio da parceria da P&G
Brasil com a ONG ChildFund Brasil, que fará a distribuição, orientará as
famílias locais e os multiplicadores sociais da região, para conscientizá-los
da melhoria da qualidade de vida a partir do consumo de uma água de qualidade.
Cada
família receberá o produto para obter água potável por um ano inteiro. O
objetivo é atender 24.250 pessoas ao fornecer 18 milhões de litros de água
purificada em 4.850 mil domicílios da região. “Com isso, esperamos reduzir na
região a incidência de doenças transmitidas em função da ingestão de água
contaminada”, afirma Juliana Gattaz, gerente de Comunicação, Sustentabilidade e
Responsabilidade Social da P&G.
A
primeira ação do Programa Água Pura Para Crianças no Vale do Jequitinhonha
contou com a ajuda de funcionários da P&G que se voluntariaram a participar
do programa e irão ajudar no trabalho de divulgação e engajamento de líderes do
projeto.
Até
2015, a meta é fornecer 22 milhões de litros de água potável no Brasil. Outro
parceiro da P&G nesse programa é a transportadora Rai, que irá armazenar o
estoque do P&G Sachet no Brasil.
Parceria
com Walmart – #doeagualimpa
O
programa Água Pura Para Crianças vai contar com um grande apoio. A rede
varejista Walmart, em parceria com a P&G, desenvolveu uma promoção para
incentivar os consumidores a contribuírem com o projeto. Por meio da promoção
Doe Água Limpa, a cada produto das marcas P&G comprada na rede, será doado
o equivalente a mais um dia de água limpa para uma pessoa. “Assim como a
P&G, o Walmart tem como missão fazer com que as pessoas, no mundo todo,
vivam melhor. O programa Água Pura Para Crianças é uma ótima iniciativa da
P&G e uma das grandes contribuições que podemos dar neste sentido”, destaca
Guilherme Loureiro, Presidente do Walmart Brasil.
A
parceria entre Walmart e a P&G para esse programa já ocorre no Canadá e no
Reino Unido, e o sucesso da parceria nesses dois países, levou o Walmart Brasil
a aceitar de imediato o convite da P&G para participar do programa aqui.
“Se aqui apresentamos apenas números e estatísticas do projeto, nas comunidades
atendidas isto representa vidas salvas e um futuro melhor para cada criança. O
compromisso do Walmart é de engajar o consumidor brasileiro nessa causa”,
completa o executivo.
0 comentários:
Postar um comentário