sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Fernada Yamamoto ganha prêmio em design

O trabalho da estilista Fernanda Yamamoto está sendo reconhecido. Ela  conquistou,  ontem (27), o 1º lugar na categoria Têxtil do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Antes da premiação, Fernanda estava em Madri, participando como uma das representantes do design da moda brasileira da Bienal Ibero-americana de Design – BID, que termina neste sábado, dia 29 de novembro de 2014.

 

A obra premiada pelo Museu da Casa Brasileira foi um vestido criado pela estilista para o Verão 2015, com 100 quadrados em 4 tamanhos diferentes que formam uma sobreposição arquitetônica na peça. Para a produção, Fernanda aplicou e prensou cada quadradinho com entretela e, em seguida, combinou um a um em tule, trazendo um design exclusivo.

 

Dividido em dois principais momentos, cartaz e produto, o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – um dos mais renomados e prestigiados do design nacional - conta com três comissões julgadoras independentes e contempla o design gráfico, o de produto e a produção teórica em arquitetura e design.

 

Ao ter seu nome anunciado, a estilista declarou: “Receber o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira é uma conquista extremamente significativa, pois traduz o reconhecimento do meu trabalho pelo segmento do design.”

 

Fernanda fez uma primeira experiência com quadrados em 2013. Nessa primeira versão, o tecido era formado por dois quadrados unidos por entretela e fios de linha que ligavam um quadrado ao outro. “A ideia era que as linhas ficassem o mais imperceptível possível e dessem a impressão de que os quadrados flutuavam”, revela a estilista.

Posteriormente, Fernanda buscou uma solução mais viável que possibilitasse a produção desse tecido, mesmo que em pequena escala, e a comercialização do produto final. Para isso, foi desenvolvida uma técnica de uma base em tule transparente com aplicação dos quadrados por meio de uma entretela especial. O resultado trouxe o mesmo efeito dos quadrados flutuantes, viabilizando o produto em termos de custo, produção e durabilidade.

 

Com essa nova versão, o tempo de produção de cada peça foi reduzido em 30% do tempo original, além de ser uma roupa muito mais resistente e de fácil manutenção, pois os fios que uniam os quadrados no teste inicial eram frágeis.

De 28 de novembro de 2014 até o dia 25 de janeiro de 2015 será possível conferir as obras de todos os vencedores do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, de terça a domingo, das 10h às 18h – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705.

 

Em Madri

Para a Bienal Ibero-americana de Design – BID, a coleção “O Jardim Retrô Futurista” de Fernanda Yamamoto foi indicada pelos membros do Comitê Assessor da BID no Brasil, Giovanni Vannucci e Ruth Klotzel, e selecionado após um minucioso processo de avaliação, apurado por um júri internacional, do qual o Comitê não faz parte. A Bienal Ibero-americana de Design vem se destacando por reunir projetos expressivos do design da Ibero-América, seja ele gráfico, de produto, moda, ambiente e web design, entre outras áreas.

 

Na mesma categoria da estilista - Diseño de Moda, Têxtil y Complementos – também foram escolhidos mais quatro projetos brasileiros: “Velaturas” (Performa – da artista Renata Meirelles), “Melissa One by One” (Grendene), “Árvores Tecidas” (Renato Imbroisi) e “O Cantar dos Cantares” (Mary Figueiredo).

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Internet Designer | Blogge by iPosts - Premium Blogger Themes | Facebook Themes