O mapa do consumo no Brasil sofreu alterações no último
ano. As regiões Norte e Nordeste tiveram um crescimento histórico e, juntas,
responderam por quase 25% de tudo aquilo que foi consumido no país, de acordo
com projeções do IPC Marketing. As duas regiões em franca expansão recebem na
próxima semana a 40
Graus - Feira de Calçados e Acessórios, evento realizado no
Centro de Convenções de Natal/RN, de 9 a 11 de março.
A feira também contempla mercados que são destaque na
produção de calçados. Apenas a região Nordeste tem atualmente 640 indústrias,
gerando mais de 113 mil empregos diretos na produção de calçados e acessórios.
“São regiões que ganharam destaque no cenário calçadista em duas frentes.
Primeiro pela produção, com uma participação crescente. Segundo pela força do
seu mercado consumidor, que a cada ano cresce em participação nas vendas
brasileiras”, destaca o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da
feira, Frederico Pletsch.
O Nordeste também é destaque nas exportações de calçados.
Em 2014, a região exportou 93 milhões dos 129 milhões de pares exportados pelo
Brasil. Esta quantia representou mais de 70% do total das exportações
brasileiras de calçados. “Com relação à produção total de calçados fabricados
no país – somando os pares exportados e os destinados para o mercado interno -
a região respondeu por 36,1%, no ano passado. É uma participação muito
significativa, que faz com que a realização de uma feira no local seja a
oportunidade de aproximar essa produção do seu próprio varejo”, ressalta
Pletsch. Entre os estados com maior volume de produção figuram Ceará, com
43,5%, Paraíba com 21,5%, Pernambuco com 3,4%, Bahia com 2,6% e Sergipe com
0,6%.
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