Mais
da metade das 136 mil pessoas que foram ao festival Lollapalooza Brasil 2015
este fim de semana, no Autódromo de Interlagos, era de fora da capital
paulista. De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e
Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da empresa
municipal São Paulo Turismo (SPTuris), os turistas foram responsáveis por mais
de R$ 93 milhões de movimentação econômica com gastos na cidade em hospedagem,
alimentação e outros.
Outro
grande atrativo para os visitantes foram os bares e baladas paulistanos: 73%
dos jovens que assistiram às apresentações também aproveitaram para frequentar
a vida noturna da metrópole.
Os
turistas ficaram em média 2,3 dias na capital e gastaram cerca de R$ 1659 no período,
176% a mais do que o registrado no último levantamento, feito em 2013. Já o
gasto médio durante o evento foi de R$ 136.
Segundo
o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson
Poit, os dados revelam a fama da capital paulista como local também para lazer
e entretenimento. "A vida noturna de São Paulo já é conhecida mundialmente
e essa moçada que vai a shows e festivais de música gosta de curtir a noite em
bares e baladas. Como o Lollapalooza acabou relativamente cedo, perto da
meia-noite, muitos deles estenderam a diversão e foram para outros
lugares", conta.
Os
shows mais desejados, segundo o público foram Calvin Harris 41,5%, Foster the
People 34,3%, Bastille 34,1%, Jack White 31,3%, Skrillex 29,7% e Robert Plant
26,9%.
Outro
dado relevante foi a aprovação do público em relação ao local do evento: 85,3%
disseram que o Autódromo de Interlagos é um ótimo local para o festival.
"O sucesso de organização do Lollapalooza se dá, em parte, porque o
Autódromo se mostrou o lugar ideal: tem espaço amplo e facilidade de acesso,
com uma estação de trem a poucos metros dali", disse o secretário, que
ainda ressaltou a gestão do espaço. "Graças a eventos como esse, o
Autódromo hoje é um equipamento que pode se manter, sem dar prejuízo à
administração pública e inclusive gerando ganhos para manter as estruturas para
o automobilismo", afirmou Poit.
Alguns
dias antes do festival, vários hostels - meio de hospedagem mais barato, que
privilegia a convivência e muito procurado por jovens - estavam com reservas
esgotadas por conta do Lollapalooza, como era o caso do Café Hostel, Che
Lagarto e Que Tal Hostel. A taxa de ocupação média dos hostels pesquisados para
este final de semana foi de 95,5%.
Confira
outros dados:
Não
residentes (turistas + pessoas Região Metropolitana): 51,5%
Somente turistas: 43,9%
Somente turistas: 43,9%
Hospedagem
na cidade:
31,72%
hotéis
2,76% hostels
25,52% amigos e parentes
33,79% bate-volta
2,76% hostels
25,52% amigos e parentes
33,79% bate-volta
Média
de permanência dos turistas: 2,3 dias.
Média
de gastos: R$ 1.659 ou R$ 721 diários (excluindo os valores dos ingressos).
Comparado com 2013, gastos aumentaram 176%.
Gasto
médio no evento: R$ 136
46,3%
dos turistas já vieram para São Paulo assistir a outros shows
97,44%
consideram São Paulo uma cidade de boas baladas
78,5%
consideram São Paulo uma cidade turística
85,3%
aprovaram o Autódromo de Interlagos como local do evento
Impacto do evento na cidade com turismo (gastos
que turistas deixaram na cidade) R$ 93 milhões (no último levantamento foi de
R$ 60 mi)
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