quinta-feira, 9 de abril de 2015

Casa Cor Santa Catarina lança projeto piloto “Ação Destino Certo”


Com o objetivo de aprimorar o envolvimento da cadeia de sustentabilidade  no mercado de arquitetura, decoração e paisagismo, a Casa Cor SC lança o projeto piloto “Ação Destino Certo”. Através da gestão dos resíduos de obras produzidos antes e após o evento, a iniciativa, que acontece nas duas sedes em Florianópolis e Itajaí, visa evitar que os materiais sejam misturados e colocados em caçambas sem seleção, como comumente acontece na construção civil.

                                        

Em fase de estudos e viabilização de ações, o projeto piloto conta com o apoio da arquiteta e consultora em sustentabilidade, Silvana Silvestre, além da participação do diretor da Via Artística, Rafael Nowascky, e da diretora executiva do Núcleo Catarinense de Decoração, Marcela Medeiros. “Inicialmente, a intenção é que resíduos como  papel, papelão, plástico e madeira sejam coletados por cooperativas nas etapas de montagem e desmontagem, pois nestas fases existe uma quantidade elevada de geração de resíduos”, afirma, Silvana Silvestre.

A arquiteta ressalta ainda que a conscientização da equipe responsável pela separação e acondicionamento dos materiais, e a doação do material selecionado para coleta por cooperativas são fundamentais para dar sequência ao projeto e torná-lo um sucesso. “Vamos quantificar e analisar todo este processo inicial. Com os primeiros dados reais, o projeto será aprimorado de forma a obter, em escala gradativa, a adesão ao programa de todos os envolvidos”, avalia.

 “Elaborar projetos que racionalizem o uso de materiais da construção civil deveria ser uma obrigação entre o os profissionais do setor da construção civil, arquitetura e design. Antes mesmo de chegarmos ao assunto resíduo deveríamos primeiro reduzir a produção do mesmo”, finaliza a arquiteta.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Internet Designer | Blogge by iPosts - Premium Blogger Themes | Facebook Themes