sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Espetáculo Conto sobre Mim, retorna ao teatro Aliança Francesa




Fruto de um intercâmbio cultural entre Brasil e Québec, a peça “Conto sobre Mim – Contes sur Moi”, dirigida pela premiada atriz e diretora Julie Vicent, retorna ao Teatro Aliança Francesa, após duas apresentações de grande sucesso de público, para um mês de temporada no mês de novembro.

 

 A peça apresenta seis cenas curtas protagonizadas, cada uma, por pares de personagens que vivem em cinco décadas diferentes do século XX. Essas histórias são alinhavadas pelo percurso de um vestido de noiva que nasce das mãos de uma imigrante portuguesa, operária, viaja por vidas e países diversos até ser finalmente enterrado junto a um jovem brasileiro acometido por uma doença incurável no Canadá. Esse vestido branco, que poderia ser a materialização do amor puro e sagrado, é aqui presentificado como um objeto exilado de sua função e de seu contexto usual; torna-se, poeticamente, ora a representação de seres apartados de suas realidades, ora a explicitação de desejos e esperança, ora a demonstração de carências que não se restringem a materiais.

 

 
Esse projeto será realizado através da parceria entre o  Teatro da Travessia (Brasil) e Compagnie Singulier Pluriel (Québec) que começou no  final de 2011, quando os atores do Teatro da Travessia conheceram Simon Paradis, produtor da Compagnie Singulier Pluriel (da qual fazem parte Julie Vincent e Michel Smith), que estava no país negociando a turnê do espetáculo Jocaste.
 

 

As Companhias trocaram materiais de seus trabalhos, havendo coincidências interessantes, como utilização de narrativas em cena; uso de contos como estimuladores da criação; a valorização da memória e da experiência; a fragmentação e abertura da dramaturgia; o trabalho corporal como elemento narrativo, a opção por um mínimo de objetos e recursos, valorizando o trabalho atoral.

 

Assim a diretora Julie Vincent foi convidada e aceitou dirigir o projeto dessa parceria apresentando seus principais focos de trabalho: a viabilização do compartilhamento artístico entre o norte e o sul do continente, e a ampliação do que é conhecido por meio de estudos de procedimentos junto a outros coletivos teatrais da América Latina.

 

A partir de março de 2012, as companhias começam a se encontrar em vindas ao Brasil que ainda ocorreram em março de 2013 e dezembro de 2013. Em 2014, nos meses de março e abril, a trupe brasileira fez uma residência artística em Montréal, com o objetivo de concluir o espetáculo.

 

Além da direção de “Conto sobre Mim – Contes sur Moi” Julie Vincent também é responsável pelo texto em parceria com o autor João Anzanello Carrascoza. Durante o processo a autora percebeu que seria interessante para o aprofundamento da discussão, integrar à criação textos de um escritor brasileiro. Considerando-se que neste espetáculo as personagens aparecem intimamente ligadas aos seus contextos, ninguém melhor do que um escritor do próprio país para apresentar o olhar sobre questões nacionais.

 

Escrito a quatro mãos o texto revela aspectos específicos da nossa sociedade contemporânea, colocando em face outros momentos e contextos históricos com o objetivo de estabelecer paralelos de reflexão. A partir desse compartilhamento dramatúrgico, é possível encontrar pontos de contato e de afastamento entre as experiências do norte e do sul do continente no último século e neste que se inicia.

Outro grande destaque do projeto é a parte musical que permeia os trabalhos da Compagnie Singulier Pluriel, com composições originais de Michel Smith. A música será utilizada como elemento épico, seja para a exposição de contradições, para a intensificação da percepção de determinados aspectos, para a revelação de possibilidades diversas.

 

Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)

06/11 até 27/11, Quinta às 20h30-R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada).
  Aceita todos os cartões

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Internet Designer | Blogge by iPosts - Premium Blogger Themes | Facebook Themes